Organização

5 passos para organizar a despensa de forma prática

despensa organizada com moduline

Aprenda como organizar a despensa de alimentos em apenas 5 passos e otimize o espaço dos seus armários e seu tempo!

Para ter uma despensa prática, com alimentos bem conservados e sem desperdícios o caminho é investir na organização!  Não importa o tamanho da sua despensa, seja grande ou pequena, ela precisa estar organizada.

Confira 5 dicas práticas para deixar sua despensa organizada de uma vez por todas!

1 – Tire tudo e faça uma limpeza

O primeiro passo é tirar tudo do seu armário, ou despensa e fazer uma boa limpeza nas prateleiras com detergente neutro.

Em seguida, faça uma varredura nos alimentos e avalie quais ainda estão em boas condições. Jogue fora os alimentos vencidos ou os que tiverem sinal de traças, caruncho e outras pequenas pragas que costumam se alojar nos alimentos.

2- Use potes transparentes para guardar alimentos abertos

Um ponto muito importante para organizar a despensa é o uso de potes transparentes.

Os potes transparentes permitem a visualização dos alimentos, assim você está sempre de olho nos mantimentos que já estão acabando, ou nos que já não estão com uma carinha não tão boa aka estragados.

Ao contrário dos sacos abertos que vão se amontoando sem nenhuma ordenação e acabam espalhando os alimentos no armário, os potes otimizam cada cantinho, fazendo com que seja possível guardar muito mais alimentos juntos, tudo empilhadinho!

3- Potes modulares para otimizar o espaço

Os melhores potes para organizar a despensa são os modulares, aquele modelo de pote onde um ‘se encaixa’ em cima do outro.

Os potes modulares, como os da linha Moduline possuem empilhamento perfeito, além de facilitar a organização, eles ainda deixam o armário liiiindo <3, todo arrumadinho. Um verdadeiro charme!

4- Identifique os alimentos com nome e data de validade

Aplique etiquetas adesivas com nome e data de validade em todos os potes. Elas te ajudam a encontrar os alimentos muito mais rápido (e evitam que você confunda açúcar com farinha rs), e a data de validade te ajuda a controlar o vencimento de cada coisa, e consequentemente economizar dinheiro.

5 – Separe os alimentos em grupos

Agora é hora de separar os seus mantimentos em grupos, separe por categorias ou conforme o uso. Aposte nas cestinhas para agrupar alimentos como enlatados, chás, guloseimas, etc. Se preferir, use cestinhas empilháveis para otimizar ainda mais cada espaço.

Coloque tudo que é usado diariamente na altura dos olhos e reserve as prateleiras de baixo para os alimentos mais pesados, ou que são usados raramente.

 

Compartilhe: